ARNALDO V. CARVALHO
a
NATUROTERAPIA
Abordagem Holística da Saúde e Bem-Estar
O QUE É?
ENTENDA OS TERMOS

Como o nome já diz, Naturoterapia, ou naturopatia, remete à idéia de tratamento através de meios naturais. A Naturopatia é uma terapia holística, abordando corpo, mente e espírito do indivíduo. Seus métodos incluem prática corporal (massagens, exercícios físicos e posturais, etc.), mental (meditação, respiração, visualização), alimentação e, no caso de naturoterapeutas com a devida qualificação, fitoterapia e psicoterapia.

O naturoterapeuta entende que o indivíduo interage com o que está a sua volta, e também com o que está dentro dele. Possui a noção de que os distúrbios normalmente ocorrem por um conjunto de atitudes internas e externas que o cliente toma perante a vida, aos outros e a si próprio. Age procurando fornecer suporte a autocura do indivíduo.


Naturologia - O estudo da natureza e suas inteirações.

Naturopatia - O método de tratamento de doenças por meios naturais.

Naturoterapia - O tratamento do ser (não simplesmente de doenças) por meios naturais.

Na prática, esses termos acabam se tornando sinônimos.

PARA QUE SERVE?
A NATUROPATIA NO MUNDO

Trata com muito sucesso distúrbios diversos, incluindo dores corporais, enxaquecas, ansiedade, estresse, certos problemas de pele, e acelera recuperação de trumatismo e contusões. É excelente para gestantes (e também o papai, a vovó e o bebê!), e atenua ou elimina causas de distúrbios orgânicos  como gota, pressão alta, prisão de ventre, diabetes, colesterol alto, disfunções da tiróide, entre outros.

As pessoas também podem procurar a naturoterapia para fins estéticos. Para isso, o naturoterapeuta utilizará técnicas específicas no combate à flacidez, celulite, varizes, e na regeneração das células do rosto e corpo, com atuação incisiva na modelagem do corpo. Seus tratamentos incluem aplicações de extratos vegetais, óleos, ventosas, massagens, além de orientação nutricional e exercícios aeróbicos e localizados.

Para quem faz algum tipo de tratamento médico convencional, a naturoterapia atua como coadjuvante, não estando em conflito com nenhum tipo de prescrição ou tratamento médico.

Arnaldo de Vilhena e Carvaho é terapeuta corporal e naturoterapeuta. Administra o site CALOR HUMANO, e ministra palestras, cursos e workshops para profissionais e leigos. Atende em Niterói - RJ.
TEL.: (21) 9246-5999


As diferentes formas de tratamento natural são, pelos naturologos em todo o mundo, estudadas, comparadas, e utilizadas para fomentar o equilíbrio do ser humano consigo próprio, curar doenças, equilibrar ecossistemas, etc.

Existe uma grande diversidades de profissionais que estudam os princípios da naturopatia, sob diferentes focos.

Nos EUA há uma organização para naturologos/naturopatas não médicos, e outra para médicos.

A Europa já possui cursos de naturopatia em países como Inglaterra, Portugal, Espanha e Itália, sendo que cada país cria regras próprias sobre o tema.

As formações são muito diversificadas em conteúdos e objetivos. O que há de comum é o estudo das condições naturais de indivíduos saudáveis (pessoas, animais, plantas, áreas da terra), e o que é preciso fazer para manter ou devolver essa situação para esses mesmos indivíduos.

   
A NATUROPATIA NO BRASIL

PÁGINA DE ARNALDO V. CARVALHO

PÁGINA DO PORTAL VERDE

TERAPIAS DE A-Z PORTAL VERDE

E-MAIL

 

O Brasil distanciou o estudo naturologico do contato com médicos e demais profissionais de saúde, criando um tipo de trabalho diferenciado e que tende à uma natureza complementar.

A naturologia não é ainda regulamentada, e existem cursos livres ministrados por institutos particulares, e cursos de graduação e pós em universidades.


Home Page de Arnaldo V. Carvalho (Out/1999)
Última Atualização: SET 2006